quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Hospedeira - Stephenie Meyer

A Hospedeira é um livro de ficção científica e romance, escrito pela americana Stephenie Meyer, também autora da Saga Crepúsculo. É o primeiro e único livro escrito por Stephenie após a saga que a promoveu.

" Que mundo estranho, não é?
Passaram-se uns poucos segundos antes que eu pudesse responder.
 O mais de todos  concordei finalmente." 
Página 220

terra como conhecemos já não era a mesma. Alienígenas com sentimentos sem corrupção e que possuem a capacidade de entrar nos corpos de outros seres vivos, substituindo o dono anterior e revivendo todas as lembranças e hábitos dele, invadiram a terra e passaram a viver nela nos corpos humanos. A finalidade, diziam eles, era a salvação. Ao depararem-se com os seres humanos, os cruéis e inconsequentes representantes da terra, eles viram-se obrigados a ocupá-la e salvá-la.

O ataque a terra fora premeditado, preparado e especulado, e os próprios humanos só foram aperceberem-se do fato quando já era tarde demais para que tivessem a chance de manifestar-se contra os alienígenas.

Então a terra foi dominada. Os pouquíssimos humanos que sobraram, fugiram ou cometeram suicídio, preferindo a morte à submissão ao controle dos alienígenas. Os fugitivos passaram a viver escondidos, distantes da sociedade. Então a terra teve um verdadeiro momento de paz e as atrocidades cometidas pelos humanos não foram repetidas.

"Talvez não pudesse haver felicidade neste planeta sem um peso igual de dor que deixasse tudo equilibrado em alguma balança desconhecida."
Página 548

Melanie Stryder é um dos humanos selvagens que ainda viviam fugitivos, junto de seu irmão mais novo, Jaime, e seu namorado, Jared. Unidos, manterem-se em vida indo de um lugar a outro para não serem encontrados. Mas um imprevisto faz Melanie partir em uma jornada incerta de seu retorno. Ela iria até uma cidade completamente infestada por humanos-alienígenas a fim de encontrar uma pessoa de sua família que, talvez, ainda fosse humana. Durante a viagem, porém, ela é perseguida e capturada por uma Buscadora  um alienígena responsável por caçar os humanos selvagens. Quando recobrou as forças e despertou, já não era a mesma... Ela era Peregrina, a alienígena inserida em seu corpo.

Peregrina é uma alienígena experiente, já viveu várias vidas, em diversos planetas e este deveria ser apenas mais um em sua lista. No entanto, sua hospedeira ainda vivia insistentemente em sua mente e os intrincados sentimentos humanos eram sufocantes, arrebatadores e vívidos em Melanie. O conflito entre os seus próprios desejos íntegros e os profundos da hospedeira foi atordoante a ponto de fazê-la sucumbir aos sentimentos de Melanie, passando a compartilhar o mesmo inexplicável amor pelo namorado e irmão de sua hospedeira. A partir daí, constantes duvidas as levam tomar decisões que resultarão numa jornada sem volta.

↭ ↭ ↭

Pessoal, desculpe-me pela falta de resenhas, viagens e escola me fizeram adiar isso por bastante tempo, espero poder voltar a uma regularidade melhor.

Ler A Hospedeira foi uma boa experiência, admito. Por muitos a escritora Stephenie Mayer é constantemente criticada por sua saga de promoção, e por outros muitos também, ela é tida como uma deusa da literatura e do romance e lá vai pedrada de exageros descomunais e imerecidos! Ela tem seu mérito por conseguir alcançar tantas vendas, mas isso não é prova de que ela seja excelente escritora, nem de que seja um desastre interplanetário. Tenhamos bom-senso e julguemos as coisas a medida do nosso conhecer.

A Hospedeira é o primeiro livro de Meyer após a Saga Crepúsculo, e, aleluia!, volume único. A história é toda narrada em primeira pessoa por Peregrina, a alienígena inserida no corpo da humana Melanie, mas cheio de várias discussões mentais entre as duas personagens. No início isso é confuso, eu ficava perdido, tentando entender quem falava o quê, mas logo é ajustado pela facilidade de diferenciar a personalidade de cada uma.  

A ideia inicial da história é realmente muito interessante. Alguns talvez não julguem assim por causa do nome na capa do livro, mas definitivamente, os pontos que essa trama poderia abordar com relação a humanidade, reflexões ímpares sobre certo e errado, e a adequação que esse gênero de ficção proporcionaria aos assuntos tratados é algo que nos levaria a refletir muito, caso fosse escrito por alguém mais astuto. Com minha mente fértil consigo imaginar determinados autores com esse tema borbulhando em suas cabeças. Resultado ameaçador.

Mas, infelizmente, a Stephenie está longe de ser uma escritora imersa em reflexões imensuráveis em sagacidade e perspicácia. Apesar de nos dar coisas a pensar durante a leitura, são todas meditações congruentes demais, restritas demais. Algo que fica bastante evidente é que os alienígenas são desenfreadamente presos aos nossos próprios conceitos de bom e ruim, de certo e errado, e aqui está um exemplo do que ela poderia usar para brincar com as possibilidades, dar mais e mais controvérsias e, no final, vir com uma bela conclusão de ética e moral com todos os seus apesares.

Tirando o que eu apontei acima, que não é nada mais que uma opinião (formada pelas literalmente fantásticas leituras que faço) para dar maior autenticidade à ideia, a única questão que é verdadeiramente horrível no livro, é o abusivo exagero da imaginação desenfreada da Stephenie na hora de criar os outros planetas. Sei que essa última frase ficou excessivamente redundante, mas deixou claro o que eu queria passar, espero. Mundos de cristais e sorvetes necessitam de uma complexidade muito grande para tornarem-se críveis.

Sou um tanto suspeito para afirmar, mas tenho quase certeza que grande parte das pessoas que são fãs de Crepúsculo não gostarão de A Hospedeira. Neste livro é apresentando um romance que em vários aspectos é muito mais realista do que o encontrado em Crepúsculo, além da autora não ter se empenhado somente no romance. Tem conflitos de vários sentimentos diferentes e que são até interessantes descritos pela autora como a primeira vez que a alienígena os sente. 

A sinopse do próprio livro erra ao dizer que é um triangulo amoroso, quando na realidade é um quadrado amoroso vivido por três corpos, o que pode ser favorável ao publico mais exigente e cansado dos triângulos da moda. Um ponto positivo, também, talvez seja o fato de que o livro me fez acreditar o tempo todo que a história nunca acabaria da maneira que acabou, na situação em que acabou. Não é exatamente imprevisível, mas eu não imaginava a reviravolta que aconteceu.

A Hospedeira também terá uma adaptação cinematográfica, que está sob direção do cineasta Andrew Nicol e previsto para ser lançado em 2013. Os protagonistas que compõem o quadrado amoroso já possuem atores confirmados:


Max Irons
Jake Abel
Saoirse Ronan
  • Trailer oficial do filme legendado:


Enfim, pessoal, eu recomendo para quem estiver disposto a tentar algo da Stephenie Meyer que não seja a Saga Crepúsculo. Além de não ter aquele bando de fãs descontrolados, é só um volume. Vale a pena tentar!

Até a próxima.

11 comentários:

  1. Humm... Você fez parecer bom. Quem sabe um dia eu supere o trauma de Crepúsculo e o leia. Minha primeira obra da autora deixou cicatrizes muito fundas em mim. Não sei se me arrisco tão cedo. Ainda mais com essa de planetas de sorvete... Wtf? É isso mesmo??
    Excelente resenha, como sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não, sem ressentimentos, eu imagino mesmo o trauma! hahaha Infelizmente, eu, como leitor iniciante, só caí na real de Crepúsculo um mês depois de ler toda a saga, mas enfim...
      Olha, não é as mil maravilhas, mas é um tantinho melhor. Acho que você como você só deve ler quando realmente estiver com vontade haushaushaus. A questão dos mundos são bem ridículos, tem um de cristal e um outro que é um troço tosco, mas não lembro exatamente. Sorvete foi mais um exagero meu, mas não está longe da verdade.
      Cara, agradeço a você pela atenção que esta dando ao meu blog! haha
      Obrigadão mesmo!

      Excluir
  2. Hehehe... Na verdade, se depender da minha lista para futuras leituras nunca lerei este livro.
    Não precisa agradecer. Realmente acho que você faz um bom trabalho. Admiro suas resenhas.

    ResponderExcluir
  3. Oi! O blog continua ótimo, parabéns!
    Gostei muito da tua resenha.
    Eu tbm li toda a saga Crepúsculo, e por mais que haja tds essas criticas negativas sobre a obra tenho que confessar que ,de certa maneira, gostei um pouco da história.
    Faz pouco tempo que li "A Hospedeira" e essa obra, sim, eu gostei muito, por mais que a história deixe a desejar em determinados pontos. Para mim, esse livro não se compara em nada com a saga Crepúsculo, se mostrando muito superior.
    (Serei condenado por causa desse comentario...kkkkk)
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Condenado? Não, não chega a tanto! xD Estou brincando.
      Claro que não, eu também gostei do livro, só a parte dos planetas que eu achei bem ridículo mesmo, mas a ideia geral eu gostei sim! O romance, os sentimentos em conflitos... foi bom!
      (Com relação ao Eder, ele é bem mais exigente que eu, tenho certeza. haushaus)
      Com Crepúsculo, cara, eu vivi um troço estranho. Li o primeiro livro de brincadeira, e depois devorei o resto da saga e ainda fiquei fissurado nela durante um mês. Depois desse tempo, minha cabeça foi restaurada.
      Estava sentindo sua falta aqui no blog, nos comentários... Que bom que tenha voltado e comentado! Seja sempre bem vindo, Thales! Eu vou fazer um esforço para ler as resenhas que você posta naquele blog também!
      Um grande abraço e até a próxima.

      Excluir
    2. Essa parte dos planetas foi meio estranho msm, ela quis criar muitas coisas surreais mas acabaram ficando confusas e surreais.
      Aconteceu quase a mesma coisa comigo à respeito de Crepúsculo, eu comecei a ler por causa de todo aquele sucesso que estava fazendo na época, e acabei ficando fissurado e li o resto da saga. Agora, que já estou lendo muito mais e conhecendo mais a respeito de literatura, td aquela loucura já passou...heheh...Eu até tenho o ultimo livro da saga: Amanhecer, que para mim foi o "melhor" dentre tds.
      Estava muito ocupado esse dias, mas agora estou de volta \0/\0/\0/ kkk
      Obrigado Herick!
      Até.

      Excluir
  4. Oi Herick :D

    Começei a ler o livro, mas acabei parando, a narrativa em algumas partes se tornaram enfadonho, nada de "anormal" acontecia que acabei parando. Ainda tenho a possibilidade de retornar a tentar ler o livro algum dia, e espero que esse dia seja bem antes do lançamento do filme ^^

    Parabéns pela resenha \õ/
    Beijos :*
    Natalia do blog Entre Livros e Livros (http://musicaselivros.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia! Seja bem-vinda.

      Eu li algumas outras resenhas d'A Hospedeira em que as pessoas criticavam esse ponto de ser enfadonho, maçante, particularmente no início, mas não foi algo que eu senti. Em alguns momentos, sim, a história demora um tanto para desenvolver, mas não foi nada extravagante demais. Ela enrola um pouco para situar os leitores no mundo e na vida da Melanie, além dos conflitos de sentimento, mas acredito que foi necessário.

      Enfim, obrigado por ler e comentar a resenha. Volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  5. Simplesmente amo esse livro da Stephanie, é o melhor que ela já escreveu, atéw melhor do que a Saga Crepusculo, a mistura perfeita de romance com ficção cientifica me prendeu até o fim.
    Abraços.

    http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Admito que sempre torço o nariz quando se fala na Stephanie. Claro que ela possui seus méritos, mas sua série principal me deixou com um sentimento contrário a autora, então não sinto a menor vontade de ler outros livros da autora, mesmo já tendo escultado comentários bastante positivos sobre A Hospedeira.
    De qualquer maneira você soube levantar bem os pontos positivos e negativos do livro, mas infelizmente minha relutância com a autora é maior. Abraço! o/

    ResponderExcluir