quarta-feira, 6 de junho de 2012

Valorizando a Literatura Fantástica Nacional

Assim como o título diz, venho por meio deste post apresentar alguns autores brasileiros da literatura fantástica que estão se sobressaindo no mercado, assim como aqueles que prometem algo extraordinário.
A quantidade deles na atualidade é incalculável, porém, não são todos os que se destacam, apesar das  tentativas. Através de pesquisas eu passei a conhecer também alguns que ainda não são tão famosos, mas cujas propostas são excelentes. 

 


Primeiramente apresentarei um que já tem o seu lugar de destaque na literatura nacional atual, que é Raphael Draccon, o autor da Trilogia Dragões de Éter.
Confesso que ainda não li nenhuma de suas obras, mas estou ansioso por fazê-lo (minha mãe chegou ontem com o primeiro livro da trilogia). Pesquisei muito sobre a história e pareceu-me algo muito distinto do comum. Raphael Draccon criou um enredo completamente inovador e cheio de clichês! Contraditório, não? Pois é exatamente isso: inovação em cima de clichês.
Mas ele não parou por aí. Sua paixão pelo gênero da fantasia é grande. Ele investe nisso de forma extraordinária e sou imensamente grato a ele por isso. Aos desinformados, foi ele o responsável por trazer As Crônicas de Gelo e Fogo ao Brasil, e nós sabemos o que isso rendeu à Leya Brasil, editora a quem ele é ligado. Hoje, por meio da Editora Leya e Casa da Palavra, foi desenvolvido o Selo Fantasy, liderado e coordenado por Raphael. A proposta é no mínimo audaciosa: Selecionar e publicar livros com conteúdo puramente fantástico. 
Isso me satisfaz! Isso me contenta! Isso fascina-me!


↭ ↭ 

Eduardo Spohr é outro brasileiro que ganhou fama com a Literatura Fantástica. Sua primeira obra, A Batalha do Apocalipse, bastante diferente da fantasia apresentada pelo autor anterior, é voltada para guerras entre anjos e demônios, mas acredito que não seja da maneira tão clichê que conhecemos. 
Apesar de ter ouvido falar muito bem do livro e visto para todos os lados nas livrarias, confesso que ainda não conheço muito bem o enredo. Mas o caso é que sua obra, além de muito famosa no Brasil, está alcançando patamares no exterior!
Esses dias, navegando no blog do autor, vi um post seu falando da versão de seu livro na Alemanha, após já ter chegado a Portugal e a Holanda. Ele disse que o livro está sendo preparado para ser publicado na Turquia também.


Depois do sucesso de seu primeiro livro, Eduardo Spohr prosseguiu com a publicação de outro que já está fazendo seu lugar no mercado: Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida, que de acordo com o que pesquisei, parece ser uma história semelhante a ocorrida no primeiro livro do autor, com as mesmas bases, contudo, num contexto histórico e temporal bem mais a frente, possuindo outros personagens e outras aventuras envolvidas.


Não posso opinar muito, pois ainda não li nenhum dos livros ainda, mas a vontade é devastadora e o dinheiro que preciso para comprar tantos livros é escasso.

↭ ↭ 

Um autor brasileiro que vem me deixando louco de vontade de conhecer o seu mundo é Leandro Radrak Reis. Alguém o conhece? Pois bem, eu mesmo não conhecia e nunca havia visto ou ouvido falar de suas obras, mas há um tempo atrás, enquanto fazia minhas pesquisas diárias, me deparei com um livro seu e então tudo desabou! Eu não tenho apenas vontade de lê-los, eu estou louco por isso!
Ele é o autor da Trilogia Legado de Goldshine. Li muito sobre as suas obras no seu próprio site, onde está cheio de trechos, informações e contos sobre Grinmelken, o mundo criado por ele.
Também ainda não li os seus livros, mas não demorará: assim que eu puder comprar livros novamente, a trilogia de Leandro Radrak é a primeira em minha lista dos desejos.



Leandro também está vindo com uma nova obra que será publicado agora, em Junho deste ano, o livro Garras de Grifo, que também promete muito! Esperarei ansioso por isso e pela oportunidade que tiver de comprar todos os seus livros de uma só vez. Quando fizer isso, resenharei todos aqui e veremos se todas essas minhas espectativas serão correspondidas.


4 comentários:

  1. Oi Herick!
    Já ouvi falar muito sobre Eduardo Spohr, apesar de não ter lido nenhuma de suas obras ainda. Já ouvi dizer que são ótimos, e fico feliz que um autor brasileiro se destaque assim!
    A trilogia Dragões de Éter é também bem famosa, mas já não ouço comentários tão positivos. A maioria são comentários mais medianos, mas por gostar de literatura fantástica, os leria mesmo assim.
    O último não conhecia ainda!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uhum... É verdade, li várias resenhas e comentários sobre Dragões de Éter e as criticas se dividiram mesmo - aqueles que não gostaram nem um pouco, aqueles que amaram e aqueles que gostaram, mas apontaram criticas desanimadoras. Nesse contexto, então, eu coloco que é um livro que depende muito do gosto literário de cada um, sendo tolerante ou não ao estilo 'inovador' ao qual o Raphael adotou em suas obras. Mas, independente disso, admiro-o muito pela sua iniciativa grandiosa de investir tanto na Literatura Fantástica como ele vem fazendo, começando com incentivos a Editora e, agora, com a criação desse Selo Fantasy.
    Com relação a esse ultimo autor, realmente, ele ainda não fez todo o sucesso que eu acredito que mereça. Admito que viajo muito no site da obra dele, Grinmelken, e todas as minhas suposições conspiram para afirmar que seus livros são ótimos! Estou louco para poder comprá-los o quanto antes...
    Andressa, novamente eu agradeço muito pela atenção ao meu blog tão novinho, de coração mesmo! Comentários de blogueiros mais experientes são sempre muito animadores!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Desses, eu li somente A Batalha do Apocalipse. É um bom livro, mas superestimado. É claramente um "primeiro livro". Algumas passagens poderiam ter sido cortadas, se tivesse uma edição adequada. A primeira edição foi quase amadora, e a Editora Verus (Record) parece que não quis mutilar a obra original, ou Spohr não aceitou.
    As demais obras eu não li, ainda, apesar de já ter Filhos do Éden - Herdeiros de Atlântida aguardando em minha estante.
    Estou pensando seriamente em adquirir a Trilogia Dragões do Éter, pois está muito barato no Submarino, e com frete grátis.

    Parabéns pela iniciativa de apoiar a Fantasia Nacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tenho um colega de sala que comprou A Batalha do Apocalipse e começou ler recentemente. Ele também não achou a maior maravilha, apesar de ter gostado. Eu ainda não sei quando terei a oportunidade de comprar, já que tenho vários outros livros em minha lista de compra, haha.

      Com relação à Trilogia Dragões de Éter, também estou com vontade de ler, já até tenho o primeiro aqui (coisa mais incrível, minha mãe achou um usado numa espécie de sebo e comprou, fiquei estarrecido! Minha mãe fazendo isso? õ/), mas tenho outros livros na frente dele.

      Os que eu realmente gostaria de comprar e ler por agora são os do Leandro. Acho que há dois dias a Editora Idea lançou a pré-venda do livro Garras de Grifo dele com um desconto até legal, mas com o frete acaba dando na mesma.

      Enfim, temos que apoiar nossa literatura mesmo.
      Até a próxima.

      Excluir