terça-feira, 19 de junho de 2012

A Noite Mais Sombria - Gena Showalter


A Noite Mais Sombria é o primeiro livro da coleção Senhores do Mundo Submerso, escrito pela autora americana Gena Showalter. Literatura sobrenatural e erótica, baseada na mitologia grega. 

Há milhares de anos, guerreiros imortais foram criados pelos deuses do olimpo com a finalidade de protegê-los e obedecê-los. Eram doze guerreiros ao todo, e estes cumpriram com seus deveres perante os deuses até o momento em que o orgulho os corrompeu e tudo desabou. 

Pandora fora a escolhida para guardar e proteger dumOuniak, que passou a ser conhecida como A Caixa de Pandora. Os guerreiros, que há muito serviam os deuses, sentiram-se humilhados e, presunçosos, decidiram reivindicar o direito que tinham de defender um objeto tão importante. 

A insolência, porém, trouxe-lhes consequências irreparáveis. Ao entrarem em conflito com Pandora por causa da posse da caixa, esta acabou sendo aberta e de dentro seres aterradores emergiram — demônios incontroláveis. O mundo sentiu o terror que as criaturas demoníacas causavam em liberdade até o momento em que elas foram capturadas e presas em cada um dos guerreiros, como forma de punição pelo que fizeram. 

Cada guerreiro foi possuído por um demônio com característica particular: Violência, Morte, Dor, Ira, Doença, Luxúria, Infelicidade, Dúvida, Desastre, Derrota, Mentira e Segredo. Contudo, Maddox, o guerreiro que recebeu a Violência, inconsequente com a possessão, assassinou Pandora de maneria fria e monstruosa, e por isso recebeu mais uma maldição imperdoável — todos os dias, à meia noite, Maddox seria morto como ele matou Pandora, passaria a madrugada queimando no inferno e retornaria à vida ao amanhecer. 

Assim Maddox vive até os dias atuais, numa imensa fortaleza em Budapeste. Ao longo do tempo, cada guerreiro aprendeu a entender o seu demônio e os meios de saciar a sede repulsiva e desumana que eles provocam. Apesar de nunca viverem bem por causa da inconstância dos demônios, alcançaram certa "paz". 

No entanto, esse momento tranquilo de suas vidas estava prestes a acabar por causa da chegada de diversos problemas e acontecimentos estranhos. Primeiro, ficam sabendo que os deuses do olimpo foram destronados e presos no Tártaro pelos Titãs, que os substituíram como deuses. Logo após, os Caçadores — humanos treinados para matar os imortais — reapareceram sem aviso prévio, depois de vários anos desaparecidos, e ameaçavam a vida dos guerreiros. 

"Ela esticou o braço lentamente e passou a mão na testa de Maddox. Seus olhos estavam fechados; o rosto, coberto de sangue, sujo em um padrão aleatório. Não, não aleatório. Ashlyn pensou ter visto o formato de uma borboleta, com todos os ângulos de curvas."

Por último, Ashlyn, a bela e misteriosa intrusa, aparece e provoca mais conflitos e confusões aos imortais ao fazer de Maddox, o ser mais e violento do mundo, perdido e desconfortavelmente atraído pela garota. Ashlyn, entretanto, que viera para a fortaleza de Budapeste apenas em busca de ajuda e respostas, também é surpreendida pelo estranhíssimo sentimento que apunhalou-a no exato instante em que colocou os olhos em Maddox. Os dois, a partir daí, lutarão contra a avassaladora duvida e desconfiança que os recentes e inusitados acontecimentos causarão. 

↭ ↭ ↭ 

Pessoal, pessoal... pensei que eu não conseguiria escrever esta resenha de jeito nenhum. Uma pequena desanimação já bateu, mas persistirei! 

O livro A Noite Mais Sombria não estava na minha lista de leitura, na realidade nem o conhecia. Uma colega de outro blog me recomendou e disse que só o teria até o final de Junho, portanto, peguei-o emprestado e decidi lê-lo... Ele, de certa forma, é bem diferente dos meus padrões, mas foi uma boa experiência. 

É narrado em terceira pessoa, mas sob o ponto de vista de diversos personagens, o que é sempre muito agradável. A escritora deixou algumas coisas em suspense ao passar a narrar sob o ponto de vista de outro, o que é bom e frustante. A escrita da autora é bastante simples, apesar de tudo. Não vou criticar as descrições, pois realmente não vejo finalidade em dar ênfase em épicas detalhações de cenários num livro desse gênero. Ela se prendeu mais aos pontos sentimentais e de caracterização dos personagens, que também é algo muito bom. 

Como eu disse no início, o livro tem em sua essência conteúdo erótico. Confesso que tenho dificuldade de explanar sobre isso, mas tentarei ser imparcial. Apesar de nunca ter feito uma leitura que mostrasse sexo sem censura como neste, não foi nada "escandaloso", digamos. A autora soube escrever bem essas cenas, sem deixá-las tão explícitas. Admito, também, que gostei bastante de algumas (sem comentários). Com as narrações revezando sob o ponto de vista de mais de um personagem, a autora conseguiu não dar prioridade a nenhum dos pontos de vista, portanto, havia vários detalhes do homem sob o olhar da mulher e o contrário; mas, mesmo assim, ainda senti-me um tanto desconfortável em alguns momentos. 

A história não se prende apenas ao erotismo, a autora dá várias informações de como foi o passado dos guerreiros, que é bastante curioso e original. Apesar de haver no livro algumas coisas que lembram muito Crepúsculo, Gena foi menos infeliz ao fazer de um demônio uma criatura adorável — o que na verdade é uma falácia, pois os demônios são monstruosos mesmo. Vejam por si próprios como a autora conseguiu fazer Maddox amar, é bem legal. 

Algo que só fui reparar quando a história começou a correr de verdade, é que mais da metade do livro não acontece nada que nos levaria a ficar intrigado com a história, fica apenas na enrolação entre Maddox e Ashlyn; mas admito que a autora embromou muito bem, pois não senti falta de ação até que esta aparecesse. Entrei naquela paixão e amor que estava envolvendo o casal e apenas percebi que o enredo só havia evoluído corretamente nesse contexto quando as outras coisas aconteceram num turbilhão. 

No geral, é um ótimo livro para quem gosta deste gênero que mistura sobrenatural com romance; somente se lembre de que é um romance bem mais quente. Tem algumas cenas românticas de verdade, mas o foco é no hot mesmo. 

Até a próxima, pessoal. 

Obs.: Desculpem-me pela falta de boas citações, é que eu sempre esqueço de marcar enquanto estou lendo e tenho que ficar procurando depois do término da leitura, o que é uma chatice. Vou tentar lembrar para as próximas resenhas!

12 comentários:

  1. Haushaushauhs. Eu fiquei com a impressão que este livro não te impressionou muito... E, a julgar pelo tom morno da resenha, parece que você não quis dizer o que realmente pensou do livro. Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk Sem comentários!
      Ah, não é uma história que me fez ficar apaixonado como O Nome do Vento ou As Crônicas de Gelo e Fogo, mas de forma alguma foi um livro ruim. É simplesmente muito diferente do que eu costumo ler e possui um tema a ser desenvolvido que não me chama TANTA atenção... xD
      Vejamos a próxima resenha... Virei com um livro do Érico Veríssimo, que estou lendo para trabalho de escola. Tomara que não seja 'morna' como esta. haha

      Excluir
  2. Deixando de lado esse tom morno na resenha (que eu sinceramente não notei - será que isto é bom ou ruim?kkk) você me deixou curioso para ler este livro!
    Uma característica que me chamou atenção foi essa junção da mitologia com o romance, pois gosto de ambos. Enfim, vou lê-lo! Ah, e para não perder o costume né: Que legal essa capa! suahsuhuh..Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk Espero que seja bom... kkkkk
      Desse estilo que junta mitologia com romance hot, este é um bom livro sim, Thales!
      Se você realmente ficou interessado, pode ir atrás dele na boa que não se arrependerá.
      A capa é bonita mesmo. Mas pelo que pesquisei, a brasileira é a unica que é assim. Todas as outras tem um homem na capa. Até pensei em colocar algumas aqui, para o pessoa ver qual a mais legal, mas deixei de lado...
      Abraço!

      Excluir
    2. Opa. Não desmereci sua resenha, que fique claro. Só a achei meio que em cima do muro. Diferente das suas resenhas anteriores. Provavelmente foi só impressão minha, mesmo. Através dela eu não consegui identificar se você realmente gostou ou não do livro.

      Sobre a sua resposta ao Thales, abaixo: acho que colocar algumas capas, de edições e países diferentes, seria muito interessante.
      Saudações.

      Excluir
    3. haha Tudo bem, Eder. Não tem problema... haha
      Eu entendo o que você disse... Acho que fiquei meio divido mesmo enquanto escrevia a resenha. Também ficava me lembrando de fazer uma comparação com Crepúsculo mas sem desmerecer a obra, que não possui o ponto fraco que geralmente é criticado na Saga Crepúsculo.

      Hum, pois é... Acho que farei isso nas próximas resenhas. Manter o padrão, mas dar uma otimizada com imagens e tal... Certo, valeu a dica!

      Saudações!

      Excluir
  3. Olá! Cheguei ao seu blog por meio do Skoob.

    Parabéns! Você escreve muito bem, principalmente para alguém tão jovem! Vi que você curte bastante literatura fantástica e isso é legal, mas posso te dar uma dica? Seria interessante para sua vida de escritor possuir um repertório mais abrangente de leituras, você não acha? É claro que sendo tão jovem você ainda tem muito tempo para pensar nisso, mas não se fixe em apenas um tipo de literatura. Mitologia grega, por exemplo, para quem gosta de literatura fantástica é fascinante! Grandes autores como Machado de Assis, Dostoiévski, Guimarães Rosa, Tolstói, Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Marquez, por mais chatos que pareçam, têm uma maravilhosa capacidade de fazer o leitor pensar e desenvolver o próprio intelecto. Vale a pena fazer um esforço para ler esses caras. No começo eu não gostava muito mas agora não fico sem.

    Eu também AMO literatura fantástica, mas para mim é um tipo de leitura que serve unicamente como entretenimento, só para fazer o tempo passar. Não dá pra pensar em desenvolvimento pessoal e intelectual com esse tipo de leitura, entende?

    Que bom que você despertou cedo para a leitura porque assim vai ter muuuitos anos pela frente para apreciar ótimos livros.

    Sucesso e continue escrevendo porque você tem talento e faz isso muito bem! ;)

    Ah, o blog tá lindo também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angeline!

      Fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo do blog, é ótimo saber que tem pessoas que valorizam isso!

      Com relação à literatura fantástica, é verdade: é o meu fascínio! Não tenho duvida quanto a isso, até mesmo porque foi ela que me trouxe ao mundo da leitura, e sem ela, provavelmente, eu nunca teria despertado interesse por isso. Tenho em mente, também, que para crescer em outros aspectos, preciso ler outros tipos de livros, desses aí mesmo que você citou...

      hahaha É engraçado, porém, pois tenho certeza de que não sou o único que possui um trauma profundo e muito preconceito por esses escritos, sentimentos estes causados por sermos obrigados a lê-los na escola. É óbvio, também, que eles estão longe ser autores que despertam interesse e anseio de ler aos iniciantes.

      Mas acredito piamente nessa necessidade, sim! Quero conhecer e ler outros gêneros de maneira mais ampla, e me apaixonar por literaturas clássicas. Contudo, eu não creio que o fantástico seja impossibilitado de trazer-nos benefícios pessoais - muitíssimo pelo contrário. Apesar de ser uma literatura quase sempre juvenil e com fim puramente de entretenimento, é possível ter obras do gênero que possam acrescentar muito ao indivíduo. Digo isso por mim mesmo, que mesmo não possuindo um vasto arsenal de leituras feitas para me gabar, sou convicto ao afirmar que, desde o momento que despertei-me para a leitura por meio dessas obras "banais", possuo uma facilidade imensa em compreender e aprender - isso para qualquer assunto.

      Ainda sou novo (17 anos já nem é tão novo assim, convenhamos...), mas pretendo começar a investir nessas leituras desde agora, para começar pegar gosto.

      Enfim, perdoe-me por escrever tanto. Eu costumo preparar algo simples para dizer e acabo escorrendo exageradamente pelo assunto (às vezes tenho muito mais a escrever nas resenhas, mas por saber que muitos leitores espantariam-se com o tamanho delas se eu escrevesse tudo que desejasse, contenho-me).

      Ótimo comentário para suscitar uma discussão amistosa! xD Agradeço muito por você ter vindo aqui comentar, que além de valorizar meu trabalho, investiu em mim. Sinto-me agradecido pela preocupação, até mesmo porque não são todos que acreditam nessa necessidade.

      Seja muito bem vinda para retornar ao blog sempre que quiser e comentar. É ótimo receber comentários, ainda mais quando estes são pertinentes, instigante... nesse sentido! xD

      Excluir
    2. A Fantasia nada mais é do que uma metáfora da realidade. Discordo quando você diz que este é um tipo de leitura que serve unicamente como entretenimento. Toda fantasia tem como espelho a realidade de sua época ou a vida do autor que a escreve, podendo ainda apresentar críticas a determinadas situações políticas, sociais, ambientais ou religiosas de determinadas regiões. Dá para pensar em desenvolvimento intelectual lendo o fantástico, sim. Basta “saber” ler e interpretar a obra e seu autor.
      Em minha opinião, você parece ter uma visão preconceituosa (mesmo que afirme gostar) e obtusa da literatura fantástica. Espero estar enganado.
      Saudações.

      Excluir
  4. Oi, Herick! Olha eu aqui de novo! rs.. Vim ver se tinha post novo.

    Oi, Eder! Tudo bem?

    Antes de tudo palma, palma, não priemos cânico! rs...

    Gosto muito de fantasia sim, apesar de realmente não ter lido tanto quanto eu gostaria. Li apenas O Senhor dos Anéis, O Hobbit e As Crônicas de Nárnia e os recomendaria a qualquer pessoa que aprecie um bom livro.

    Quanto à minha opinião sobre o fato de fantasia não contribuir muito para o desenvolvimento intelectual, isso foi apenas uma minha opinião minha, não estou querendo ser dona de nenhuma verdade, falow Eder? Relax, baby... rsrs...
    Até porque tudo é relativo. Os livros exercem diferentes influências sobre cada pessoa. Depende muito da maturidade do leitor, do momento que ele está passando na vida ao lê-lo e de muitos outros fatores. Por exemplo, experimente reler daqui a dez anos um livro que você leu hoje. Com certeza sua impressão nessa releitura será bem diferente da primeira porque sua vida e sua visão de mundo terão mudado bastante com as experiências vividas durante esse longo período.

    No meu caso, diferentemente de você, Herick, eu despertei para a leitura bem mais tarde. Durante minha adolescência só li livrinhos de banca de jornal tipo Sabrina, revistas femininas e gibis, portanto nada muito profundo. Agora, aos 31 anos, sinto como se não pudesse mais me permitir o luxo de muitas leituras que nada tenham a me acrescentar.
    Não estou querendo aqui julgar qual livro é bom ou ruim, o que tenho a dizer sobre literatura fantástica é que, para mim, para a minha fase atual de vida, ela já não é mais suficiente como certamente teria sido em outros tempos. Como eu disse antes, existem livros que melhor se adequam para cada pessoa e para cada fase da vida. Por esse motivo eu disse que se hoje eu leio (e adoro ler!) fantasia é por puro entretenimento e não porque esses livros tenham algo de novo para me ensinar que eu já não tenha lido em livros como Crime e Castigo, por exemplo.

    E acima de tudo, o ponto principal a que eu queria chegar é que nenhum leitor deveria se ater a apenas um tipo de leitura. Mas pelamordedeus, não estou querendo dizer que vocês não leem outros gêneros literários, não é nada pessoal! Eu só estava querendo falar de como é bacana e importante a gente mergulhar em diferentes tipos de leitura porque assim nos enriquecemos mais culturalmente.

    É sempre um prazer debater com pessoas inteligentes, educadas e que não acham que sinceridade é sinônimo de grosseria.

    Fica apenas uma dica para o Eder: por favor, tenha cuidado com conclusões precipitadas.

    Agora mudando de assunto... Herick, seu jeito de escrever me encanta! É admirável o domínio que você demonstra ter do nosso lindo idioma Português. Vou voltar sempre para conferir as novidades. ;)

    Acompanho um outro blog de uma jovem escritora que também escreve muito bem. Se tiver interesse dê uma olhadinha: http://www.livrosabertos.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você tenha retornado, Angeline!

      Infelizmente ainda não postei nada novo, estou fazendo a leitura de um livro grande e ainda com umas correrias da vida... mas, ok, fico alegre que tenha fidelizado com o blog mesmo! haha

      Enfim, esse assunto aí da literatura fantástica é muito trabalhoso, para não dizer complexo, e eu só gosto de entrar numa discussão assim com pessoas que estão dispostas a ouvir sem se excederem, transformando um mero debate num embate.

      E da mesma forma que eu creio na necessidade de ler esses outros livros, também acredito que preciso aprender muito mais sobre o nosso português xD. Fico alegre por você gostar da minha escrita, muito mesmo, é um incentivo e tanto! Mas sou louco por aprender muito mais sobre o português... ah, se sou...

      Visitarei o blog dessa escritora assim que puder, quem sabe eu não goste também... haha

      Um grande abraço e volte sempre!

      Excluir
  5. Tenho muita curiosidade para ler esse livro a um tempo já. Até cheguei a baixar ele, mas não sou nem um pouco fã de ler pelo pc! haha
    Assim que surgir a oportunidade eu com certeza vou lê-lo! *---*

    Um beijo
    http://buttercupdegalocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir