segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Cidade de Mármore - Leonardo Schabbach

A Cidade de Mármore é o primeiro livro da série O Legado dos Dragões, um e-book escrito pelo autor brasileiro Leonardo Schabbach. Inicialmente a história era publicada apenas no site Na Ponta dos Lápis, mas desenvolveu-se e agora será composta por quatro livros, que serão publicados unica e inteiramente em seus respectivos términos, diferente de antes, quando o autor publicava cada capítulo em seu site de forma esporádica.

A história inicia-se com a conclusão de uma batalha épica entre os homens e os dragões que queriam destruí-los; um confronto que determinaria o extinção da raça humana caso os dragões revoltosos fossem vitoriosos.

Por fim, porém, a guerra acaba quando Sir Thomas Brickmond derrota o último e mais cruel dos dragões, aquele que iniciara a guerra, Raugh. Os seres humanos foram vitoriosos apesar das inúmeras perdas sofridas. Tudo se restabelece com o decorrer dos anos, mas uma profecia ainda havia de ser cumprida, segundo Lanir, o Mensageiro dos Dragões, que, ao final da guerra, entregou aos vitoriosos o presente que os dragões que não queriam mal a humanidade lhes deram: um bebê que seria primordial para o futuro dos seres humanos.

Os anos se passaram e tudo aparentava melhorar e progredir a cada dia; já não havia mais o que temer e os reinos de Sir Thomas Brickmond e Sir Robert Lance viviam em paz. 

"A noite estava escura, sempre mais escura, Lanir podia sentir. Nos últimos tempos, os dias pareciam cada vez mais tenebrosos, a própria natureza se tornava sombria, anunciava períodos conturbados num futuro próximo. O mundo era sábio, percebia as coisas antes dos homens; ensinava. Tolos eram aqueles que não viam."

Contudo, seres estranhos e monstruosos vinham aparecendo e perturbavam a paz dos reinos, criaturas aterradoras e que ameaçavam a humanidade novamente. Aqueles que temiam uma guerra avassaladora como a anterior desejavam fugir daquele continente e buscar abrigo em outro, enquanto aqueles que ainda possuíam esperança tentavam manter a calma, crendo na realização da profecia que os dragões há muito haviam predito e que seria a unica salvação para a raça humana.

↭ ↭ ↭

Esta é, certamente, uma resenha diferente. Apesar de ter sido organizado como um livro, a proposta inicial desse projeto do Leonardo Schabbach era algo... um tanto quanto mais simplório. Contudo, como percebe-se, a história cresceu e agora o autor pretende dar continuação dessa forma, apesar de não ser impresso.

A história é muito boa, uma proposta realmente agradável. Gosto da escrita do autor, as narrações e descrições bem feitas, apesar de não se ater a tantos detalhes da forma que me agradaria ainda mais.

A única coisa na história que me desagradou mesmo e que infelizmente acompanha toda a trama, é um personagem. Acredito que isso seja mais uma espécie de preconceito, não sei exatamente, mas fiquei meio desanimado... Ele é Lanir, o Mensageiro dos Dragões, que no início me pareceu um personagem tão misterioso, poderoso e sábio... um Gandalf da vida (aquele mago mesmo, da ilustre obra O Senhor dos Anéis). No entanto, logo o ancião mostra-se com um perfil muito diferente, algumas atitudes estranhas  assim como o Gandalf, admito  porém narradas de modo a deixá-lo um homem não tão marcante quanto esse a quem eu o comparei. Na realidade, prefiro que ninguém atenha-se a essa crítica, pois acredito ser algo muito pessoal de verdade.

Alguns momentos da história parecem coincidentes, previstos demais, como encontros fundamentais entre personagens, entre outros; mas logo vem acontecimentos que explicam tudo isso, o que torna a história cheia de surpresas pelas quais ninguém esperava. 

Num contexto mais amplo, é possível ver que a trama toda é permeada por pura magia, acontecimentos que realmente eram para ser realizados, onde o mundo vem moldando tudo para que aquilo ocorresse independente das circunstancias, ou na realidade, as circunstâncias sendo moldadas por essa magia que integra à natureza. É dessa forma que vi, também, vários fatos sendo adequadamente justificados.

A obra possui vários momentos com belas retratações de criaturas fantásticos e de diversos cenários. Além de algumas cenas de batalhas e lutas muito bem narradas mesmo. Dou ênfase ao início da história, o final da guerra, quando o último dragão do mal é morto  ali está cheio de ótimas cenas e descrições.

No site do próprio autor tem várias informações do e-book e do que ele planeja fazer futuramente. Clicando aqui vocês serão redirecionados para uma post específico sobre o livro. Também disponibilizarei abaixo um site vinculado a Mutuus Editora feito prioritariamente para O Legado dos Dragões, onde pode-se baixar o livro em formato PDF, Epub e MOB, além de ter um fundo musical que eu gostei bastante!


Uma leitura muito agradável e recomendável a todos que gostam de Literatura Fantástica.

6 comentários:

  1. Oi! Muito boa a resenha, Parabéns.
    Nossa, fiquei muito animado em ler este livro, já baixei ele :D
    Como as capas desses livros são legais né? Fico encantado com eles. Concordo com vc, o fundo musical é muito legal mesmo \o
    Abraços
    Thales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha e que voltou para dar uma olhada no blog! Fico muito grato!
      Também me sinto satisfeito ao saber que consegui cativar mais um leitor para esse autor que promete tanto.
      Realmente a capa desse livro é legal mesmo, até para algo que foi feito sem fim lucrativo. Acredito que a capa foi feita por fãs do autor mesmo, assim como esse fundo musical do site.
      Abraço, Thales!
      E volte sempre! ^^

      Excluir
  2. Oi Herick!
    É uma pena quando gostamos do livro mas tem um personagem que não simpatizamos né? Quando encontro uma leitura que me faça sentir assim até desanimo um pouco, pois toda vez que o personagem aparece torna a trama chata e a leitura um tanto cansativa.
    Mas fico feliz que, fora isso, tenha gostado do livro. Parece mesmo uma história repleta de magia e eu ainda não conhecia esta obra.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Olá, Andressa.
      É verdade, isso infelizmente dá uma desanimada na leitura, mas no decorrer da leitura eu tentei parar de querer ver o personagem como eu gostaria para não sofrer mais com isso. Na realidade, esse personagem que citei é bem cativante num sentido, acho que só tive essa decepção ao esperar que ele fosse como Gandalf de O Senhor dos Anéis. xD
      No fim, é sim uma leitura muito boa. Se você realmente gosta desse gênero literário, indico a você. Até mesmo por ser um livro de poucas páginas, com uma narração estimulante...

      Obrigado por comentar e volte sempre! ^^
      Abraço.

      Excluir
  3. Tenho a impressão de já ter ouvido o nome desse autor, porem não lembro onde. De qualquer forma... gostei bastante da sinopse, achei que já era a sua resenha, mas quando vi abaixo, me encantei ainda mais. Baixei o livro esse fundo de musica esta viciante e sim a capa não deixa a desejar!
    Att Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel. Que bom que due uma passadinha aqui! Fico muito feliz!
      Haha Essa "sinopse" e, na realidade, um resuminho da historia que eu mesmo fiz...
      A musica e legal mesmo xD...

      Seja bem vinda e volte sempre!
      Abraco

      PS: Desculpe a falta de acentos, estou num celular e nem sei usar direito... xD

      Excluir